Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Meia Laranja Inteira

Halfway there...

Meia Laranja Inteira

Halfway there...

"Mulheres, já há um momento ideal para deixarem de fumar" - Notícias ao minuto

 Parece que foi efetuado um estudo na Universidade de Pennsylvania, que vem iluminar a minha decisão de deixar de fumar...

 

O "Notícias ao minuto" aprofunda a questão e promete orientar-me nesta minha decisão antiga. O artigo pode ser lido aqui.

 Em suma, o momento ideal para eu deixar de fumar parece ser a segunda fase do meu ciclo menstrual (do 15º ao 28º  dia, contados a partir do primeiro dia de período menstrual)...

 

 

E porquê?

Por dois motivos, dizem...

 

  •  Primeiro: "as regiões do cérebro relacionadas com as boas decisões estão mais ativas e a funcionar na plenitude, o que não acontece na primeira fase".

  •  Segundo: "é  na segunda fase do ciclo menstrual que as hormonas relacionadas com a sensação de recompensa estão mais baixas, o que também não acontece nos primeiros 14 dias e faz com que o tabaco seja visto como algo merecido."

 

Que posso eu dizer sobre isto?

 

Na segunda semana da primeira parte do ciclo, ali, logo a seguir ao término do período menstrual, ocorre um aumento nos níveis de estrogénio, hormona produzida nos ovários que tem um papel importante na proliferação do endométrio, para que possa fixar-se um embrião, caso ocorra fecundação (não entendem? Estivessem mais atentos nas aulas de Ciências de 9º ano, ou de Bilogia, de 12º, ou então pesquisem!). Mas esta não é a sua única função -  Os estrogénios melhoram a qualidade da nossa pele e do nosso cabelo. Além disso, fazem com que fiquemos mais energéticas, e com a ovulação próxima, a líbido aumenta. Durante estes dias, dizem que a excitação é mais fácil e o caminho para o orgasmo, mais curto.

Ora se isto tudo ocorre na primeira fase do ciclo, antes do dia 14, porque carga de água é que o meu cérebro só vai tomar as boas decisões, depois desta fase ter passado? Desculpem, mas sou só eu a ver esta incongruência...Imaginem o cenário: Ali estou eu, com a pele e os cabelos bonitos e cheios de luz, plena de energia e vontade (com as hormonas relacionadas com a sensação de recompensa a bater nos píncaros!), mas espera aí!, não estou no meu melhor momento para tomar decisões, por isso vamos adiar este momento para a segunda fase, quando eu estiver mais extenuada, contudo mais assertiva...!?!?

 

Bem...parece que a vida é mesmo assim... Nem sempre se coadunam as vontades, não é?

E sim, estou na segunda fase do meu ciclo... A tomar decisões acertadas, com mais ou menos emotividade (depende dos dias), mas para já, deixar de fumar, só depois da defesa da minha dissertação de mestrado. Até lá, ainda tenho alguns cigarrinhos com que me intoxicar. A partir daí... vou ter que esperar uns dias, para voltar à segunda fase do ciclo, e depois conto como foi... e, se tiver mesmo de ser, agradeço à Universidade da Pennsylvania e ao Notícias ao minuto!

 

 

Mais sobre mim

Quantas laranjas?

Que horas são?

Calendário

Julho 2016

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Quantas agora?